A equipe econômica do governo federal elevou a previsão oficial para o desempenho da atividade econômica neste ano de 2% para 2,7%, segundo dados da Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia, divulgados na manhã desta quinta-feira (15).

Esse é o segundo aumento consecutivo do indicador. Segundo a SPE, a elevação é explicada “pelo resultado acima do projetado para a atividade do 2 trimestre de 2022 e indicadores positivos que começaram a ser divulgados para o segundo semestre deste ano”.

Para 2023, a estimativa para o PIB (Produto Interno Bruto) foi mantida em 2,5%.

A expectativa de inflação, medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), para o ano foi reduzida para 6,3%. No último boletim, a projeção de inflação em 2022 era de 7,2%. Para 2023, o patamar foi mantido em 4,5%. Os valores ainda estão acima do teto da meta definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

De acordo com a Secretaria, a continuidade do crescimento da atividade ao longo deste segundo semestre é esperada.

“As primeiras divulgações para o mês de julho sugerem que indústria, serviços e mercado de trabalho continuam crescendo. As séries de confiança confirmam as expectativas positivas para o 3T22, com expansão disseminada nos diversos setores.”, afirma o Boletim.

Últimos dados

No início do mês, dados divulgados pelo IBGE trouxeram surpresa positiva para o desempenho da economia brasileira no segundo trimestre, com alta de 1,2% no PIB do período, em comparação com os três primeiros meses do ano.

O crescimento no segundo trimestre foi impactado pela alta de 1,3% nos serviços, que representam cerca de 70% do PIB.

Em julho, primeiro mês do terceiro trimestre, o setor de serviços também surpreendeu positivamente, com alta de 1,1% na passagem ante o mês anterior, informou o IBGE nesta semana. Trata-se da terceira alta seguida no indicador, que acumula ganho de 2,4% de maio a julho.

Da CNN

Deixe seu Comentário